Pular para o conteúdo

A Palavra é Alimento

A criança, assim que nasce, é levada à sua mãe para ser alimentada. É interessante como a criança precisa aprender como se alimentar.

 

Por mais que haja um instinto que a leva a sugar, sem ajuda ela não conseguirá ter êxito nesse processo.

 

Quando esse processo de amamentação não está correto, a criança não é corretamente alimentada e a mãe sofre.

 

Com o passar do tempo o alimento muda e, de igual forma, a criança passa pelo processo de adaptação até chegar ao ponto de se alimentar de modo independente (processo, não preparação de alimento).

 

Mesmo assim, não basta saber comer; tem que saber o que e como se alimentar a fim de se ter saúde.

 

O alimento é fonte de energia.

 

Dele são extraídos os nutrientes necessários para o crescimento. O vigor físico depende desses nutrientes.

 

No evangelho de Lucas 8:41,42,49-55, Jesus, após ressuscitar a filha de Jairo, mandou que a menina fosse alimentada.

 

Não alimentá-la implicaria em submetê-la novamente ao risco de morte. O nosso corpo carece de energia para funcionar e a recarga é feita mediante a alimentação.

No Contexto espiritual não é diferente.

 

Em Lucas 4, quando Jesus está sendo tentado pelo diabo, Jesus lembra das palavras de Dt 8:3 “nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca de Deus”.

 

Jeremias diz: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração…” (Jr. 15:16)

 

Da mesma forma que uma criança, com o passar do tempo, sente a necessidade de alimentos mais nutritivos, assim acontece com a vida espiritual.

 

Nesse contexto, o Apóstolo Paulo, em I Co. 3, puxa a orelha da igreja de Corinto porque eles insistiam em não crescer.

 

Muitas crianças espirituais não tem sequer chegado à fase adulta, por problemas de inanição.

 

Nesse caso, a responsabilidade são dos pais que: a) ou negam o alimento, b) ou oferecem o alimento inadequado, c) ou ainda não dispõem desse alimento apropriado.

 

Trazendo para o contexto espiritual, a ordem de Deus para Josué foi: “não deixes de falar deste Livro da Lei”. A Palavra de Deus é o alimento que fornece ao ser humano os nutrientes necessário para um crescimento saudável.

 

Por um outro lado, muitos crentes já experimentados tem ficado pelo caminho por conta de deficiência alimentar: alimentam-se com todo o tipo de porcaria, optando pelo que é menos saudável.

 

Jesus disse (Jo. 17:17) que a sua Palavra é instrumento para santificação. Mas o diabo, desde o Éden, age no sentido de contaminar o alimento, corrompendo a palavra.

 

Em tempos de facebook, instagram e youtube, onde qualquer pessoa pode falar o que bem entender, faz-se necessário seguir o exemplo deixado pela igreja de Bereia (At: 17-11): “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”.

 

Saciem-se do alimento de que faz ter vida, e vida em abundância.
Deus vos abençoe.

 

Alexandre Vidal