Pular para o conteúdo

Qual caminho a seguir: dos prazeres da carne ou da GRAÇA?

Em nossa Bíblia Sagrada no livro de Tiago capítulo 4 versículos de 1 ao 9, podemos refletir sobre “Qual caminho a seguir: dos prazeres da carne ou da GRAÇA?”

De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Tiago 4:1-9

Quando a gente nota esse texto, pelo menos nos primeiros versículos, começa com a palavra guerra, contenda, prazeres e é uma milícia, não é verdade? É uma guerra, uma contenda, tudo isso por causa dos prazeres.

Já no versículo 2 vemos a cobiça, que aliás, quando vemos os 10 mandamentos parece que a origem de tudo ali é a cobiça. Os grandes pecados dos dez mandamentos tem como origem esse sentimento de cobiça.

No texto também fala sobre lutas, guerras, morte, inveja e fala sobre esbanjamento dos prazeres. Então a primeira leitura desse texto a ideia que temos é que os prazeres representam a finalidade da vida. Essa busca hedonista por prazer, marca o espírito de muitos homens, suas paixões, seus desejos, esse mecanismo são forças que nos movem, parece que a direção de tudo isso é para o prazer, alegria, carnaval. Carnaval que não seja de um final de semana, mas que dura a vida toda, seja festa, seja dança, seja Cântico seja alegria.

E Psicologicamente falando, o nosso cérebro só quer uma coisa, sabia? A única coisa que o nosso cérebro quer, é ser feliz e ele é mestre em fabricar algumas substâncias que o faz feliz, serotonina, dopamina, ocitocina são substâncias que ele produz. E quando ele não produz essas substâncias da felicidade aí vem a tristeza, vem o abatimento, a depressão, o desprazer pela vida e nada agrada na vida.

Veja a seguir

Mas a questão é, onde nós buscamos nos alegrar? O que nos alegra na vida quando nós pensamos em prazeres da vida?

No texto aparece duas vezes a palavra prazeres, mas prazeres queridos é uma palavra mágica, e o que nós queremos é que o nosso jardim da infância nunca termine, lá você só tem diversão, o que nós queremos é um parque infantil que nos acompanha a vida toda.

Nós queremos ser felizes, eu tenho direito de ser feliz, eu quero ser feliz. Haja endorfina, ocitocina, dopamina para a gente ser feliz. O sexo se vire para fabricar essas substâncias.

O que nos dá prazer na vida? quanto custa as nossas horas de alegria? quanto custa as nossas horas de prazer? Isso infere no nosso comportamento Cristão?

Esta busca desenfreada, esta luta titânica por prazer, esta guerra que se trava dentro da nossa alma, no nosso coração, eu quero ser feliz, isso implica na negociação dos nossos princípios? implica na negociação dos nossos valores?

Quando se pensa em prazer, uma das palavras que vem à nossa mente é liberdade. Eu quero ser livre, eu preciso quebrar algemas, eu preciso romper com estigmas, com religiosidade, com padrões de comportamento, eu tenho que romper. Porque eu sou uma pessoa infeliz, eu me sinto engessada na vida, eu tenho que arrebentar esse gesso e viver a vida, viver a minha liberdade.

Que filosofia é essa?

Eu sei que a filosofia que prevaleceu neste final de semana e continua prevalecendo, não é verdade? O carnaval não acabou, antes era sexta, sábado e domingo e terminava terça. Quarta-feira era conhecido como quarta-feira de cinza, o dia de todo mundo ficar arrependido e com cara de Madalena arrependida e com 30 pedindo perdão e sonhando com o carnaval do ano seguinte, não é isso?

Meus queridos a filosofia de liberdade desse povo é liberdade plena, é liberdade total. Porque o que faz esse povo feliz? Drogas, sexo e prazer. É isso que eles querem. Isso é o mundo de felicidade deles e tem no peito um grito de liberdade. Eu preciso ser livre para viver este mundo. Eu quero ser livre para escolher tudo na vida, eu mereço ter tudo que eu quero e posso fazer tudo o que eu desejo e ninguém tem nada a ver com isso. Por isso eu não quero me sujeitar à autoridade de ninguém, não quero sujeitar a regras e nem a orientação de ninguém, também não quero estar debaixo do policiamento de nenhuma autoridade seja doméstica, seja da igreja religiosa, seja de quem for, eu não quero estar debaixo da vigilância de ninguém. Quero ser livre.

O que o mundo diz sobre os prazeres?

E aí o mundo diz: Viva a vida, a vida é sua, então viva a vida siga o seu caminho, você está em casa. Não importa se o que você fizer para ser feliz vai te machucar, te ferir, se isso vai te levar a pagar um preço que você vai se arrepender pelo resto da vida, não importa as consequências, vá viver a sua vida e vai ser feliz. E aí o mundo diz, está vendo esse corpinho que você tem? olha que coisa linda, mas esse corpinho que você tem, só tem valor aqui. A hora que você morrer ele vai ser sepultado e acabou tudo. As suas oportunidades acabaram, de repente o que você podia fazer você não fez, seja feliz.

Meus queridos quando a gente lê Thiago e vê esse pessoal criando guerra, contenda, uma luta e uma batalha sem fim, mas tudo que eles querem é a filosofia do esbanjamento dos seus prazeres.

Mas que prazeres são esses?

O que te faz feliz da vida? o que te faz sorrir e que te leva a dizer, eu sou uma mulher realizada? ou dizer, eu sou um homem realizado? Pense sobre o que leva você a dizer isso?

Se o céu não é verdadeiro, se inferno não é verdadeiro, se a Bíblia não é verdadeira, se tudo que nós ouvimos aqui é uma farsa, não perca o seu tempo. Seja feliz, seja feliz.

Mas queridos, a gente daria uma pausa aqui, né? e nós perguntaríamos, calma aí, quem são seus professores de vida? Em que escola você se matriculou? para dizer que a felicidade não tem preço e que qualquer sacrifício vale desde que você seja feliz.

Sabe irmão eu imagino quantos crentes, eu imagino são todos nominais, se você quiser saber a base da fé, a base do relacionamento que eles têm com Deus, talvez esteja abaixo do mínimo, mas eu imagino o número de crentes que foram, mas eles foram com todo vigor para este mundo tenebroso. Esse mundo sem Deus, este mundo sem Cristo, sem salvação, de uma eternidade perdida, eu imagino quantos foram. Quantos foram e não voltaram e quanto foram e arrependeram amargamente de terem ido, pois foram esperando uma coisa e acharam outra, pois eles conseguiram tudo, menos ser felizes, porque afinal de contas você não pode achar a felicidade onde ela não está.

Você vai procurar dia e noite e em todos os lugares, mas você não vai achar a felicidade onde ela não está, é um ledo engano.

Jesus disse que nós estamos no mundo, mas não somos do mundo.

No Evangelho de João Capítulo 17 Jesus faz uma oração e diz, Pai não peço que os tire do mundo mais que os livre do maligno.

Que espírito nós imaginamos queridos que reinam neste mundo de guerra, de Contenda, essa milícia toda que reina em nome dessa palavrinha, prazer, que está no plural? em nome de que esta guerra, essa batalha toda? quem está por trás disso? apenas um programa, um evento? ou nós temos espíritos que estão agindo por trás de tudo isso?

Talvez a motivação não seja humana, é provável que essa motivação seja espiritual e o que a gente tem por aí não é apenas desejos humanos, mas de repente você vai encontrar o diabo atrás dessas guerras, dessas contendas, desse anseio brutal por prazeres da vida. Talvez você não encontre apenas sonhos humanos, desejos e motivações humanas, mas você pode contar motivações espirituais, você ver satanás, você vê uma legião de demônios agindo e escravizando a mente, a alma. Você vai ver o peso do inferno, o mundo alienado de Deus, o mundo distanciado de Deus.

O que encontramos no livro de Tiago?

Você pode encontrar aqui, no texto de Tiago 17, todos os demônios, pode encontrar aqui todas essas corjas que vieram do inferno, você não só vai encontrar ele, com certeza você não vai encontrar. Por isso Jesus orou em João 17 Versículo 15, e quando ele ensina os discípulos a orar, em Mateus Capítulo 6 Versículo 13 Jesus disse livra-nos mal, livra-nos do maligno. Porque queridos o maligno está o tempo todo nos assediando e a melhor proposta dele está escrita com essa palavrinha: Prazeres. Prazeres, vida, alegria, felicidade e ele olha para todos nós e diz venha ser feliz, a alegria aqui é maior é exuberante, é extravagante, venha ser feliz conosco.

O problema não é o mundo que nós estamos, o problema é quando esse mundo inunda o nosso interior, quando o mundo nos inunda, como aconteceu com Titanic, não sei se foi em razão daquela frase horrorosa que o capitão disse: que nem Deus afundaria aquele navio. Aquele navio que do ponto de vista da Engenharia Naval era insubmergível, qualquer navio poderia afundar menos o Titanic, ele foi feito para não afundar, mas o problema foi quando as águas entraram no Titanic.

O nosso problema não vai estar nesse mundo tenebroso, o nosso problema é quando este mundo tenebroso entra na nossa vida.

Irmãos para onde nós estamos caminhando? e o povo de Deus, será que existe felicidade que não seja movida por essa guerra toda? A  cobiça, é o grande mal dos dez mandamentos, parece que tudo é o desdobrar desse mandamento, não cobiçarás.

Como é a vida cristã? Como você define a vida cristã? Será como é ser um homem de Deus, ser uma mulher de Deus?

O que acontece no meio do povo do Senhor? Será que não existe aqui uma unção de alegria sobre a nossa cabeça, sobre o nosso coração? Deus não é capaz de nos alegrar? Será que o governo do espírito santo não pode nos alegrar?

O que o autor dessa carta está nos desafiando aqui, é a gente parar e fazer um inventário da nossa alma, veja onde está a sua alma e o que tem nela. Porque de repente você tem que parar e se curvar diante do Senhor e pedir que Deus mude a história da sua vida.

Jesus veio para mudar a história da nossa vida, Jesus veio. A unção de alegria não está lá fora. Se a gente não puder ser feliz no altar de Deus, na presença de Deus, eu tenho muitas dúvidas se alguém vai conseguir ser feliz distante Dele.

Debaixo do governo de satanás, alguém pode ser feliz? Quanta frustração, quanto arrependimento, quanta decepção, quantas histórias horrorosas e o problema é que nós conhecemos histórias horríveis de pessoas que se distanciaram de Deus e essas histórias se repetem todos os dias. 

Então Tiago nos faz esse apelo, porque não podemos ser felizes longe do Senhor.

A igreja tem um noivo com braços fortes que nos abraça. E quando Ele nos abraça, todos nós que estão do lado de dentro eles se desfazem. Esse é o abraço que nos faz feliz, este é o abraço que nos torna seguros, este é o abraço que nos faz dizer Deus muito obrigado porque sou uma pessoa feliz e o Senhor é suficiente para mim.

Ouça a ministração completa em nosso canal no YouTube: