Olá queridos irmãos a paz do Senhor Jesus. Hoje quero dirigir essa palavra especificamente para aquelas pessoas que estão com dificuldades de lidar com as suas emoções. Mas essa é uma palavra que serve para todo mundo, inclusive para as pessoas mais saudáveis.
Mas elas têm o endereço certo nessa hora. É uma palavra de Deus, a mensagem da bíblia, mensagem que nos alimenta e nos conforta, em qualquer momento e qualquer situação.
Lendo um versículo lamentações capítulo três versículo vinte e um, quando o profeta Jeremias disse: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
Veja a seguir
Qual era a situação de Jeremias quando ele escreveu esse texto?
Quando foi que ele escreveu essas palavras?
Foi quando ele estava em Jerusalém e andava pelas ruas e por toda a parte ele só via destruição e escombros.
A cidade estava destruída, o povo foi levado para o cativeiro, o templo estava destruído, não tinha mais os sacerdotes, não tinha mais sacrifício. O povo não estava lá, as pessoas idosas, jovens, o filho do rei também não está no bairro da cidade.
E naquele momento só tinha essa paisagem deprimente, sombria e triste.
E foi no meio desse cenário que ele disse: eu não posso colocar os meus olhos em tudo isso. A glória da cidade foi embora, Jerusalém não é mais a filha virgem de Sião, aquela donzela linda e bela. Tudo agora virou escombros.
E quando ele olha essa paisagem de destruição ele diz: preciso trazer à memória o que me traz esperança.
É difícil viver momentos semelhantes. Infelizmente muita gente vive momentos ruins, quando essas avalanches impiedosas cai desmoronando tudo que está ao redor.
Você olha para todos os lados e tem a impressão de estar revivendo a experiência de Jó, a família, as riquezas, a saúde foram embora, tudo acabou e o que ficou não ajuda em nada.
Sobraram feridas dolorosas, abandono e noites infindáveis de desespero, é difícil. E a pergunta que fazemos é, o que fazer quando estamos cercados de cansaço e desânimo?
Fazer o quê Jeremias fez, voltar para Deus. Ele disse, quero trazer à memória o que me dá esperança.
O que pode me dar esperança?
A gente precisa saber três coisas simples e vou dizer rapidamente.
Primeiro ponto, Deus te ama
Deus existe, Deus é real e Deus nos ama. Você pode dizer, que simplicidade. Mas que riqueza apreciar isso, que Deus existe, Deus é real e Deus me ama.
Eu sei que é difícil trazer à memória um Deus que me ama quando tudo está errado ao meu redor, parece que eu e todas as coisas estão na contramão. Porque tem momentos que o que sinto e vejo, é exatamente o que eu não quero.
Jeremias disse essas palavras quando as coisas não estavam boas para ele, e muito pior para o país dele. Era um momento onde o povo estava em cativeiro e ele só via escombros e destruição.
Mais queridos, no versículo 22 ele diz, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.
Você notou que nesse versículo a palavra misericórdia está no plural? Para traduzir aqui, todos os atos de bondade de Deus para com a nossa vida e a gente precisa crer nisso, que todos os atos de Deus são amorosos para nós.
Coincidentemente este verso está exatamente no meio do livro de lamentações de Jeremias. Não importa as circunstâncias Deus é a nossa força e nele descansamos.
Segundo ponto, Deus permanece fiel
Está no versículo vinte e três, que Deus permanece fiel a você. Renovam-se cada manhã, as misericórdias do Senhor renovam-se cada manhã e grande é a tua fidelidade.
Os atos de Deus são novos todas as manhãs. Os atos de bondade e de amor de Deus são novos todas as manhãs para nós.
Deus foi fiel ontem, Deus é fiel hoje e Deus será fiel sempre.
Assista o vídeo e veja essa palavra completa… Deus vai continuar falando ao seu coração.